Marketing de Relacionamento em Foco – Highlights do ICRM

Helsinki, cidade-sede do 23rd ICRM

No mês de setembro de 2015, tive o privilégio de participar da 23ª edição do International Colloquium on Relationship Marketing, o ICRM. Este evento é o mais longevo e importante evento específico da área de Marketing de Relacionamento. Seus fundadores são nomes de peso da área de marketing, como Prof. David Ballantyne (University of Otago), Prof. Adrian Payne (University of New South Wales), Prof. Martin Cristopher (Cranfield University) e, na minha opinião, o mais importante deles: Prof. Christian Gronroos, uma das lendas do marketing segundo a American Marketing Association.

Este ano, o ICRM aconteceu na cidade de Helsinki, capital da Finlândia. Mais particularmente, o evento aconteceu nas dependências da Hanken School of Economics, importante instituição que tem um departamento de Marketing focado nos estudos dos serviços e do relacionamento. Gronroos era o principal chair do evento, sendo ladeado pela profa. Johanna Gummerus, outra pesquisadora profícua da área.

O tema desta edição foi “Relationship Marketing: Back to the Roots and into the Future”. O foco das três sessões de Workshop onde os participantes estiveram envolvidos foi um profundo debate sobre o futuro da teoria do marketing de relacionamento. De fato, a pergunta ‘O que é um Relacionamento’, povoou o início das discussões. Certos tópicos foram elencados como pontos-chave de discussão, entre eles:
– Relacionamento como filosofia de negócios e de marketing;
– Relacionamentos tem novos modos de operação em novos contextos sociais apresentados pela modernidade.

IMG_0308

Um dos workshops. Na discussão, entre outros, estão os professores Christian Gronröos, David Balantyne e Helge Löbler.

Os momentos de discussão nos workshops, ao meu ver, são o grande brilho do evento. Nada de palestras intermináveis, nem a inquietante morosidade de sessões paralelas de trabalhos com duvidosa relevância. As discussões que misturaram pesquisadores da mesma área em todo o mundo são momentos ímpares, que deveriam fazer parte de qualquer evento científico no mundo. Todos tinham voz, até mesmo um mero pesquisador em processo doutoral, como eu, tinha seu espaço em um grupo com as grandes cabeças-pensantes do Marketing de Relacionamento.

Os poucos trabalhos selecionados para apresentação versaram sobre temas bem distintos. Criação e co-criação de valor; Natureza dos Relacionamentos; Sustentabilidade de Relacionamentos; Gestão de Relacionamentos; Relacionamento em B2B. Cada apresentação tinha 30 minutos de tempo, mais 15 minutos para um saudável debate. Tempo e amistosidade difíceis de ver em eventos científicos por aqui e em outros mundo afora.

IMG_0340

Equipe de organização do 23rd ICRM, todos do CERS (Centre for Relationship Marketing and Service Management) – Hanken School of Economics. No centro, de preto, a Profa. Johanna Gummerus.

Mas nenhum tema tem ganhado tanta relevância como ‘Relacionamentos em ambientes digitais’. Duas sessões de apresentações de trabalho foram dedicadas para esta temática, que também será o tema geral do ICRM em 2016. O evento será realizado em Toulouse, França, no CRM CNRS da Universidade de Toulouse. Destaco aqui as pesquisas da Prof. Janet Ward (University of Sunderland), que vem trazendo discussões primordiais importante de relacionamentos em ambientes online. Outros pesquisadores também apresentaram temas sobre este assunto, num total de 12 trabalhos com esta temática.

É notório que um evento como o ICRM mostra o que de melhor tem dentro de uma área específica de pesquisa. Evento relativamente pequeno (60 participantes), onde se privilegia discussões e o networking. Quem ganha com isso é o marketing. Infelizmente, o nosso produtivismo acadêmico nos coloca longe dos melhores. Em 23 anos de evento, fui o primeiro brasileiro a participar. “Precisamos de mais brasileiros e latino-americanos nos ajudando a desvendar os relacionamentos”, foram as palavras do Prof. Gronroos.

Vamos atender ao pedido de uma Lenda do Marketing?

Momento histórico pra mim: Prof. Christian Gronröos me presenteia com uma cópia autografada da última edição do seu livro em Português

Para mais informações, acesse: www.icrm2015.fi.

Anúncios

Participe com sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s