TOP 10 – Vencedores do GrandPrix / Cannes 2013

Voltando com nosso TOP 10, vamos mostrar os vencedores do “Grand Prix” 2013, o prêmio maior do “Cannes Lions”, principal festival internacional da propaganda.

1. Campanha Dove pela Real Beleza – Desenhos

Categoria: Titanium e Comunicação Integrada. Com um storytelling sensacional, esta campanha mexeu profundamente com o principal público-alvo da empresa: as mulheres. O tom emocional realçou ainda mais a campanha, que pouco mostra o produto, mas sim o objeto da utilização do mesmo.

2. Dumb Ways to Die – Metro Trains Melbourne

Categoria: Filme, Relações Públicas, Titanium e Comunicação Integrada e Direct. A empresa de trens urbanos de Melbourne, Austrália, preocupada com os acidentes “bestas” que aconteciam com seus usuários, resolveu comparar tais acidentes com acidentes esdrúxulos que supostamente provocariam “mortes idiotas”. Virou case de sucesso. PS.: A música da banda “Tangerine Kitty” é um chiclete!

3. The Beauty Inside – Intel/Toshiba

Categoria: Cyber, Branded Content e Filme. Dividido em 6 episódios, a criativa campanha da Intel/Toshiba apresenta Alex, o personagem principal, que acordava todos os dias em um corpo diferente. A campanha incentivava as pessoas a participar, se auto-indicando a ser o próximo Alex. Contou com a participação dos atores Topher Grace e Mary Elizabeth Instead.

4. Anjos Cairão – Axe

Categoria: Efetividade Criativa. Ao usar Axe, anjas caem do céu e desistem de ser seres celestiais para poder se envolver com os homens da terra. A cara da marca de desodorante!

5. Daily Twist – Oreo

Categoria: Cyber. O tradicional biscoito recheado Oreo ganhou o prêmio Cyber Lions com esta campanha, que comemorava 100 anos da marca.  A pergunta principal era: “Como um produto que nunca mudou nada em cem anos encontrou seu caminho para o centro do diálogo cultural?” E a resposta é a cara da reconhecida e premiada ousadia da marca: “Reinventando a Cultura pop através da visão da Oreo”. Sensacional.

6. Fãs Imortais – Sport Recife

Categoria: Promoção e Ativação. Feita pela Ogilvy Brasil, a campanha enfatizava o programa de doação de órgãos voltada para os torcedores do Sport. O apelo emocional envolveu a proposta de que, se o torcedor for um doador de órgãos, outro torcedor do Sport seria beneficiado, deixando a torcida ainda mais forte.

7. Cidades Inteligentes (Ads with a purpose) – IBM

Categoria: Outdoor. A IBM mostra que a vida pode ser muito melhor se as cidades forem “inteligentes”. Ou seja: através de ideias simples, a vida pode ser muito melhor. A campanha criou um site onde as pessoas poderiam compartilhar estas ideias simples para que as cidades possam ser mais inteligentes.

8. Conheça os Super Humanos – Channel 4 UK

Categoria: Film Craft. O canal 4 londrino faz uma campanha onde os atletas paralímpicos se apresentam como Super-Humanos. A produção traz um apelo emocional, que busca ligar o público com a proposta nobre do ideal olímpico à todos.

9. Legendary Journey – Heineken

Seguindo a “tradição” de subjetividade da comunicação de marketing da Heineken, esta campanha venceu o Grand Prix por sua atuação integrada e de convergência de mídias. A criação da promoção “Serenade”, onde os fãs da marca poderiam se inserir na tal jornada lendária, foi a grande sacada da campanha.

10. “Por que esperar até ficar tarde demais? – DELA

Categoria: Mídia. A empresa sueca de seguros Dela, na busca de promoção do seu produto funerário, apela emocionalmente ás pessoas a dizer o quanto amam os seus queridos, antes que os momentos tristes da perda cheguem.

——————————————————————————————————–

NOTA: É evidente que o storytelling é a grande forma de comunicação da atualidade. Contar histórias tem muito mais força hoje do que uma simples campanha persuasiva. E, claro, inovação sempre! Que seja um bom benchmarking pra todos!

Anúncios

Participe com sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s