Saga Brasileira: Uma aula de Ambiente de Marketing

Já fazem algumas semanas que comecei a ler o livro “Saga Brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”, da competentíssima jornalista de economia, Miriam Leitão. Já havia me encantado com a proposta do livro, quando vi seu lançamento na Bienal do Livro Rio de Janeiro, em 2011, com a apresentação da própria Miriam no “Mulher em Ponto”. Quando, finalmente, a oportunidade e o tempo apareceram, percebi que estava diante de uma jóia rara.

Chamo de jóia não apenas por ter um texto rico, altamente informativo (com um quê de literatura gossip), revelador, com direito a uma profunda resenha cultural do brasileiro. Mas também por ser uma aula de como se deve perceber um ambiente de marketing. E mais: a influência do ambiente externo de marketing para as decisões estratégicas de organizações, grandes, médias ou pequenas.

Mas como fui perceber isso em um livro de… economia? Acima de tudo, Saga não é um livro de economia: é um livro de história. A pura história recente brasileira. Como sofremos, e como vencemos (as primeiras etapas, é verdade) situações e planos econômicos esdrúxulos que tinham o objetivo de vencer a inflação, recessões e crises, mas que não lograram êxito ou o fizeram de forma, podemos dizer, vacilante. E outro ponto importante: tudo isto sem precisar entrar no mérito político-partidário, apenas indicando os nomes dos tais vacilantes, bem como os dos felizes decisores.

Os livros de marketing nos mostram a importância de um estudo ambiental de marketing, para uma eficaz análise situacional da organização. É preciso fazer com clareza leituras de indicadores sócio-econômicos, entender aspectos demográficos do público que se quer atingir, perceber como a comunidade e a sociedade enxergam determinado produto/marca/empresa, qual é o perfil e o comportamento do consumidor. Existem diversos meios para conseguir estas informações (muitas delas presentes em dados secundários). Mas o dado mais difícil de se conseguir, aquele que pode fazer a diferença e que só muito feeling pode escavar, é o das entrelinhas do que acontece. De entender até onde estamos dispostos a correr riscos. De entender o real espírito de uma sociedade. E é aí que Saga faz a ótima intersecção entre a economia e a mercadologia. Ela mostra o espírito aguerrido do brasileiro, aquele que topa qualquer parada.

E como um livro de história que se preze também traz estórias, Saga não faz diferente. Numa verdadeira coletânea de estudos de caso, mostra como diversos profissionais fizeram para vencer (ou os que não obtiveram esse sucesso) em um ambiente tão turbulento como o da economia do fim dos anos 80 e início dos 90 no país. Estórias comoventes, que dão exemplo do que pode ser feito e de saídas que podem ser dadas para organizações que vivem neste cenário.

Enfim, o livro alcança aquilo a que se propôs: mostrar a saga do brasileiro em busca de uma moeda e um cenário econômico estável. Uma ótima leitura e, acima de tudo, um grande livro. Um grande estudo de caso daquela que é uma parte diversas vezes deixada de lado nas preleções de marketing, mas que é deveras importante: a análise do ambiente de marketing. É daí que ser perceberão não só ameaças de mercado, mas também as oportunidades. E a leitura do Saga Brasileira faz com que nos deparemos nestas situações extremas e nos faça, como gestores e profissionais de marketing, criar diferenciais competitivos para nossas empresas/marcas.

Difícil eu me empolgar com um livro que não seja de marketing, como me empolguei lendo o Saga Brasileira. Após a simpatia da Miriam Leitão, ao apresentá-lo na Bienal do Livro e respondendo perguntas da gente, a vontade de lê-lo apareceu na hora. Escolha acertada em deliciosas mais de 440 páginas. Recomendo altamente a leitura para todos os que são gestores, economistas, políticos e estudantes de administração. 

Anúncios

Um comentário em “Saga Brasileira: Uma aula de Ambiente de Marketing

Participe com sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s