E-mail ainda funciona?

Pergunta de 10 entre 10 definidores de orçamento de marketing digital, e que está longe de ter uma resposta. Ainda vale a pena investir nesta ferramenta? Com redes sociais, links patrocinados, e-mail ainda tem vez? Trago alguns pontos para lhe ajudar (ou dar ainda mais dúvida na sua cabeça, eu sei) a decidir.

1. Permissão – Os estudos mostram que quando você recebe um e-mail de uma empresa não previamente autorizado, a percepção de confiança nesta empresa se torna extremamente prejudicada. Pense eticamente! Envie apenas mensagens para quem previamente se cadastrou no seu site e/ou AUTORIZOU o envio. Ou seja: nada de ficar comprando banco de dados de “X” milhões de endereços e mandar mensagem pra meio mundo… Isto é sinônimo de tiro no pé! Ou você já clicou em mensagens de milagres de aumento peniano? Além disso: nunca mande o mesmo e-mail duas vezes, ok?

2. Promoção – Não invista em e-mail marketing como mídia de uma campanha institucional. Este tipo de abordagem requer construção de atitudes e foco do consumidor, coisa que não acontece quando alguém está lendo um e-mail. Use o e-mail para “varejo”, use para vender. Então publique promoções, ofertas especiais, descontos. Enfim, tudo aquilo que pode gerar vendas. Quem faz isso, e muito bem, é a Dell.

3. Conversão – Dentre as ações de marketing digital, infelizmente, o e-mail marketing tem sido o de taxas mais baixas de conversão. Em estudo da consultoria Epsilon, a taxa está próximo a 3%, um aumento que foi bastante comemorado.

4. Relacionamento – Como gosto sempre de frisar, todo o marketing deve ser pensado pela ótica do relacionamento. E as mensagens de e-mail são grandes aliadas da construção de relacionamento. Além disso, é um canal básico de contato de ambas as partes. Uma ótima ferramenta de nurturing de leads e de prospects.

Para você que quer investir recursos nesta ferramenta, não deixe de ler o Código de Autorregulamentação das Boas Práticas de E-mail Marketing, elaborado pela Associação Brasileira de Marketing Direto (entre outras entidades), clicando aqui.

Anúncios

Participe com sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s