Blackberry e sua mudança de posicionamento

Al Ries e Jack Trout, no seu livro clássico sobre o tema, indicam que um posicionamento não claro ou mal estruturado é mais prejudicial do que não ter posicionamento algum. Pior ainda é ter um posicionamento que não dá retorno à empresa. Parece que, finalmente, a BlackBerry entendeu que o atual posicionamento de marca, como voltada à executivos, não será suficiente para bancar o crescimento e o atingimento das metas requeridas para o desenvolvimento de novos projetos na Research in Motion, fabricante do dispositivo.

O interessante é que tivemos uma campanha inicial de ativação desta mudança de posicionamento no Brasil. Pela primeira vez, o país entra na rota da RIM, com uma linguagem institucional. Embora não seja uma comunicação inovadora (esse negócio de lado duplo da vida), achei a produção de muito bom gosto. Confira abaixo:

Uma coisa é extremamente perceptível: Não há comunicação com todos os públicos. Embora trouxeram “ícones” de vários tipos de segmentos, a campanha parece se focar em jovens adultos, de camadas sociais mais altas.

OPINIÃO: Acho difícil que a BlackBerry consiga mudar esta visibilidade em curto ou médio prazo. A marca ainda é uma grande desconhecida do brasileiro comum. A avassaladora chegada dos celulares Android, fará a vida da marca ainda mais difícil. Minha aposta é que a BlackBerry deveria fortalecer seu posicionamento atual ainda mais, buscando abrir o leque com os jovens, mas sim ligados à negócios. Vamos ver o que vai acontecer!

Anúncios

Um comentário em “Blackberry e sua mudança de posicionamento

  1. Concordo.
    Realmente, o posicionamento da BlackBerry deveria ser esse mesmo, algo como “BlackBerry é para negócios… para jovens.. para velhos.. para negócios”

Participe com sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s