Natal sem Papai Noel…

Da esq. para a dir.: Lamborghini, Ferrari e Maserati. Você não vai vê-los no Salão do Automóvel de São Paulo 2012

Foi com apreensão que hoje vi a notícia que três marcas fortíssimas não estariam no maior evento do seu setor de negócios, no Brasil. Ferrari, Maserati e Lamborghini (leia aqui com mais detalhes). Não apenas porque tenho planos de levar um grupo de 30 dos meus alunos do interior baiano para conhecer o evento, que vão ficar sem ver de perto mais marcas fantásticas do mundo automobilístico. Mas também porque parece ser uma decisão tomada que contraria um pouco daquilo que é importante para a manutenção de uma marca.

Em primeiro lugar, a decisão, tomada pois os líderes afirmam que o investimento em um stand (que custa cerca de R$ 350mil e que não há retorno em vendas), não leva em consideração um ponto crítico da construção de um relacionamento e, posteriormente, da lealdade do consumidor: a construção de Atitudes. A teoria da Ação Racional, de Ajzen e Fishbein, indica que muito dos nossos comportamentos são previstos por atitudes. Bebendo desta fonte, os estudiosos colocam que o sucesso de ações de marketing de relacionamento é criar atitudes positivas com sua marca/produto. E ficar longe das pessoas só aumentará a distância entre elas e um comportamento positivo. Marcas fortes também podem ficar fracas, exemplos não faltam. Atitudes positivas precisam ser criadas com todos, não apenas com quem você acha que são os únicos que VÃO comprar seu produto.

Por fim, e mais preocupante, é ver que grandes marcas, consolidadas e donas de legiões de fãs ao redor do mundo, está em pleno século XXI se voltando a um pensamento transacional de marketing. Querem vender a qualquer custo! Pessoal, vocês são marcas de luxo, símbolos de sucesso e de status! Por mais que a crise internacional assole, suas vendas continuarão, se vocês continuarem construindo uma aura positiva na marca! Não caiam na armadilha dos números e do marketing transacional.

E outra: Salão do Automóvel sem Ferrari, Maserati e Lamborghini… É igual Natal sem Papai Noel! A gente sabe que não vai tocar neles, mas só a magia já basta!!!

Escreverei um pouco mais, em breve, sobre Lealdade e seu lado Atitudinal! Para saber mais sobre o tema, sugiro a leitura do livro “Managing Customers for Profit: strategies to increase profits and build loyalty“, do professor V. Kumar. Uma obra muito boa sobre o tema, de um dos mais respeitados pesquisadores de marketing no cenário internacional.

About these ads

Participe com sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s